segunda-feira, 20 de junho de 2011

O PRIORADO DO CIFRÃO (revisão atribulada)

EXCELENTÍSSIMAS MENINAS
Bom  dia. Recebei os meus ósculos paternais.
Aqui estão as provas.

Suplico a vossa especial atenção para o seguinte:

1 — Estas provas vinham com emendas visando impor o esquema clássico dos diálogos e afins: travessões, aspas, etc. Digo “impor” porque eu já tinha recusado, muito claramente, essas emendas. A insistência é, portanto, uma sugestão de imposição. A este respeito: MAIS UMA VEZ, E DEFINITIVAMENTE, NÃO ACEITO. E julgava ter explicado porquê. Faltou-me, quiçá, aduzir o principal argumento: não quero.

2 — Também estranho que muitas das outras emendas que eu tinha rejeitado na primeira revisão voltassem a ser feitas. Assinalei algumas, mas há muitas mais.
Sugestão:    Muda-se o título para Priorado do Cinfrónio.
                    Autoras: Leninha Ramos e Aninha Calmeiro
                    Revisor: João Aguiar (pago a 1.000 € à hora, claro está!)

3 — Estranhíssimo: quando vocês acham que a linha final de um parágrafo fica muito curta, acrescentam palavras vossas ao texto.

Queridas: isso…
NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM.
Isto não é uma salsicha.
Desenrascai-vos, gentis meninas, para resolver o probleminha de outro modo, sem mexer no texto.

4 — Quando escrevi “Nova Iorque” foi distracção. Para mim, em livro meu, é Nova York. Sâ lá, gosto mais.

5 — Na 1ª parte, levei tempo a perceber (porque faziam sinal diferente na ASA) aquelas duas linhas verticais paralelas quando o final de 2 ou 3 linhas de texto repete a mesma letra ou a mesma palavra. Quando (enfim!) percebi, deixei de assinalar. MAS atenção: a resolução desses problema gráfico também NÃO PODE passar por alterações no texto.

6 — Encontrareis, em algumas páginas, bonecos desenhados. Não deveis dar importância, é somente a expressão do meu eu interior. Podeis obliterar os desenhos à vontade.

7 — Recuso-me violenta e virulentamente a usar o piroso francesismo “flûte” (pgs. 126 e 135) para copo de champanhe. Já é usado o vocábulo “fuste” (parte da coluna entre a base e o capitel) e eu adiro sem hesitações a essa solução. Mesmo porque beber por uma flauta evoca situações claramente pornográficas que o meu sentido moral rejeita com indignação.

Posto isto, envio-vos muito saudar e osculo vossas alvas mãos, que tão mal me trataram.

Vosso incondicionalmente

Tio João

Espaço/tempo

Sem comentários:

Enviar um comentário